Confraria do Santíssimo Rosário da Virgem Maria, instituída no Convento de São Bento de Avé Maria (Porto)

(1) (…) Confraria do Santissimo Rosário da Virgem Maria. Foi a de mais luxo e de mais veneração da communidade.

Instituiu-se em 1740, sendo abadessa D. Ignez Maria do Amaral Barreto, e foi aprovada em 20 de Maio do mesmo ano. Vejamos a acta da sua opulenta instalação:

“Jesus Maria josep.

Em nome da Santissima Trindade, Padre, Filho e Espirito Santo, tres pessoas distinctas e um só Deus Verdadeiro, em nome  e gloria da Soberana Rainha do Ceu e da terra Maria Santissima e do Patriarcha S. Domingos autor e fundador do Santissimo Rosário. Eu Fr. Manoel de Santa Rosa Amorim, da Ordem dos pregadores, e morador no Convento de S. Domingos, d´esta cidade do Porto, por faculdade que tenho do Merito Ver. Padre Prezentado Fr. Antonio Cardote, prior d´este mesmo convento de S. Domingos do Porto, para em nome do nosso Reverendissimo Padre Mestre Geral Fr. Thomas Rippol instituir e fundar a Confraria do Santissimo Rosario no Real Convento das Relgiosas do Patriarcha S. Bento da Ave-Maria desta cidade etc. Por quanto a Madre abbadessa D. Ignez Maria do dito mosteiro de S. Bento e mais religiosas d´elle supplicaram a fundação de uma Confraria do Santissimo Rosario, desejosas de gozar as suas innumeraveis grças, indulgencias, e privilegios para o que se alcançaram do R.R. Padre Mestre Geral de S. Domingos uma Patente para esta fundação, e também licenças do Ex.mo e Rev.mo Snr. Diogo Marques Morato governador do bispado em Sé vagante, e do ILL.mo e R.mo Padre Presidente Fr. Antonio Cardote, prior d´este convento as patentes e licenças são as que depois d´esta escriptura se seguem a este caderno.

(2)

Portanto, usando eu Fr. Manoel de Santa Rosa da faculdade que me é concedida, passei a instituir em nome do R.R.Padre Mestre Geral da Ordem dos Pregadores Fr. Thomas Rippol uma confraria do Santissimo Rosario em o coro do dito mosteiro, concedendo e outorgando em nome d´elle R. R. Geral a fundação da dita confraria, e para que fosse na forma que S. R.ma determine na sua Patente, fiz uma pratica e sermão ás religiosas, em eu lhes expliquei os mysterios do Santissimo Rosario, suas graças, indulgencias e previlegios. Seguiu-se depois uma devota procissão que se fez pelos claustros do mosteiro, levando n´ella imagem de Nossa Senhora do Rosario acompanhada pelas religiosas e mais pessoas recolhidas na clausura, todas com os seus rosarios nas mãos e muitas luzes, no modo mais decente que foi possivel, e foi tambem n´esta procissão o Bullario das indulgencias d´esta confraria.

Nomiei logo em nome do R. R. Geral, e pela presente nomeia por capella, altar e imagem do santissimo Rosario para a Confraria, a Capella altar e imagem de Nossa Senhora que no dito caso de baixo está situado, e posto ao lado esquerdo ou parte do Evangelho, com todas as graças, indulgencias e privilegios, exempções e remissões de peccados até concedidos e que ao diante  se concederam pela Sé Apostolica a qualquer Confraria do Santissimo Rosario, e declarei e aqui hei por declarado que na referida capella e altar, e na presença da dita imagem de nossa Senhora do Rosario ( de sorte que se possa entender que diante d’ ella e do seu altar se está orando) se façam as estações para se ganharem as graças e indulgências que por seus Breves Apostolicos concedem os S. S. Pontifices aos confrades d´esta confraria em todo o mundo.

Outro sim nomeei e nomeio o primeiro domingo do mez d´Outubro para n´elle se fazer a festa principal do Santissimo Rosario, a qual celebrarão os confrades com a maior soleminidade e devoção eu lhes for possivel. Mando também o R. R. Geral na sua Patente nomear capellão com faculdade de admitir os confrades e escrever seus nomes no livro sem que por isso lhe dê cousa alguma, mas sim o faça graciosamente a todas as pessoas eu lh´o pedirem por si ou por outrem, e tambem com faculdade  de benzer rosarios, velhos e rosas, o que tudo fará o R. R. Prior ou sachristão mór que é o pró tempor fôr d´este convento de S. Domingos, a quem se poderão remetter os rosarios, velas e rosas, como tambem os nomes dos confrades eu o queiram ser sem eu por isso se lhe dê coisa alguma.

E como os confrades não são obrigados a dar cousa alguma nem pelos escreverem no livro, nem cada anno, para a Gloriosa Virgem Ma~e de Deus e tambem nossa , tenha sempre quem a sirva e solemnise seu Rosario Santissimo, roguei e rogo muito ás senhoras abbadessas, preladas  religiosas do dito mosteiro que instituam uma irmandade do Santissimo Rosario de sorte que haja algum rendimento em cada anno, para que assim se não falte nunca ao culto e veneração da Soberana Rainha dos Ceus e da terra, Maria Santissima, Ma~e de Deus e Senhora Nossa.

E d´esta sorte, em nome do R. R. P. Mestre Geral fundei e dou por fundada esta confraria, e para que conste em todo o tempo das vindouras que foi legitimamente fundada conforme os Breves Apostolicos, e para que em nenhum tempo se possa d´isto allegar ignorancia ou esquecimento fez escrever este termo e escriptura para perpetua memoria do sobredito mosteiro, em fé do que me assignei com as testemunhas abaixo assignadas, as quaes todas e muitas outras se achara presentes a esta fundação. Dada n´este Real Mosteiro de S. Bento hoje aos 2 de Maio do anno de 1740. Fr. Manoel de Santa Rosa Amorim. Fr. Francisco da Encarnação. D. Ignez de Amaral Barroso, abbadessa; D. Margarida Brandão prioreza; D. Isabel Senhorinha, sub-prioreza; D. Mariana Azevedo, mestra de noviças”

(1)Felix Ramos, in “Velharias. O Mosteiro da Avé Maria – “A Província, 10 (298), 28 de Dezembro de 1894, p1

(2)Felix Ramos, in “Velharias. O Mosteiro da Avé Maria – “A Província, 10 (299), 29 de Dezembro de 1894, p1

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: