Irmandades no Convento S. Domingos – Porto

«Concluída a descrição das Igrejas e capelas principais, segue-se o número das suas irmandades. Em cada uma das igrejas paroquiais há uma Irmandade do Santíssimo Sacramento; as outras são: a irmandade da Misericórdia, sita na rua das Flores; a dos Santos Passos, e a Senhora da Guia, pertencente aos comerciantes em São João Novo; a dos clérigos, composta de oitocentos irmãos, a maior parte sacerdotes, e estabelecida na sua própria igreja; a de São Nicolau Tolentino, e Almas, na igreja de São José das Taipas; a de Santa Catarina, a da Senhora do Rosário, e a de São Pedro Mártir, dos familiares do Santo Ofício, em São Domingos (…)»

«O convento de São Domingos é o mais antigo de todos, fundado no ano de 1239, em uma formosa praça à qual ele deu o nome. A sua igreja, que era de três naves, foi devorada pelo fogo em 1777; presentemente, servem-se os seus religiosos da capela pertencente à Ordem Terceira da Santíssima Trindade.
Têm lausperene perpétuo todas as sextas-feiras, por breve de Benedito XIV. É habitado por quarenta padres, que precisam, para sua côngrua sustentação, de assistir em corpo de comunidade aos ofícios dos defuntos e a acompanhar os enterros a que são chamados.»

Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto, por Agostinho Rebelo da Costa (1788), em edição da Frenesi, em 2001, pág.103, 104-105.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: