Frei Estevão – V

CONCLUSÃO
No capítulo Provincial iniciado em 7 de Julho de 1981, foi nomeado Promotor Nacional das Fraternidades Leigas o Frei Jerónimo Carneiro, que recusou o cargo por estar ocupado com aulas e por falta de saúde.

No dia 10 de Janeiro de 1982, reuniram-se em Fátima, os membros do Conselho Nacional das Fraternidades, para eleger o Presidente e o Secretário ou Secretária do mesmo. Presidiu à eleição o Padre Provincial, – Frei Mateus Cardoso Peres. Eu também fui convidado. O Frei Jerónimo não esteve presente.

Foi eleito Presidente do Conselho o Irmão António Franco Enes, da Fraternidade de Viana do Castelo, e reeleita Secretária a Irmã Lia Madeira, da Fraternidade do Porto (Cristo-Rei). Os restantes dez membros presentes, como vogais: uma Irmã de elvas e um Irmão de Lisboa; uma Irmã do Porto (Cristo-Rei); um Irmão de Elvas, e uma Irmã, respectivamente, de Chaves, Castelo Branco, Silves, Fátima, Ovar e Pinheiro da Bemposta.

Na ocasião o Irmão Presidente e os outros Conselheiros foram informados pelo Padre Provincial que eu podia continuar o meu ministério junto das Fraternidades; disse até que “o Frei Estevão tinha luz verde para prosseguir no seu trabalho, e que depois se encontraria fórmula de distribuir tarefas que preservassem a sua presença junto das Fraternidades”. E eu continuei a trabalhar.

No verão de 1983, o Padre Provincial e o seu Conselho elegeram Promotor das Fraternidades Leigas, o Frei Eugénio da Paiva Boléo, ficando eu na direcção do LAR de Fátima, e das Fraternidades de Lisboa, Parede, Fátima e Ourém.

O Conselho Nacional, o Secretariado Nacional e as Fraternidades têm colaborado lealmente com o novo Promotor. O mesmo tenho feito eu, e fá-lo-ei da melhor vontade, sempre que for preciso.

Estevão da Fonseca Faria OP

Queluz de Baixo, 17 de Junho de 1985

Uma resposta

  1. Existe algum documento que dê a conhecer o trabalho desenvolvido por Frei Eugénio da Paiva Boléo enquanto Promotor das Fraternidades Leigas, mais concretamente em Favaios?

Deixe uma Resposta

